top of page
  • Foto do escritorMMarte

MMARTE NO HQMIX 2023

OS ESTRANHOS HÓSPEDES DO HOTEL NICANOR, a exposição SHIMAMOTO: MESTRE DO QUADRINHO BRASILEIRO e GIBIRAMA – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos concorrem ao Troféu HQMIX 2023



Em 28 de agosto último foi divulgada a lista de concorrentes ao mais tradicional prêmio de quadrinhos do Brasil, o Troféu HQMIX. A surpresa veio no próprio troféu desta edição: uma lindíssima estatueta do personagem Curupira, de nosso gigante Flavio Colin. Dentre as categorias em que a MMarte concorre está a de Edição Especial Nacional, com OS ESTRANHOS HÓSPEDES DO HOTEL NICANOR, da imortal dupla Ota e Colin. Disputar esta categoria possui um sabor especial. Seria fácil enquadrar o HOTEL NICANOR como publicação de clássico – o que não deixa de ser verdade –, mas estamos entre legendas do quadrinho brasileiro contemporâneo, como Marcello Quintanilha, Marcelo D’Salete e João Pinheiro – para ficarmos em apenas três nomes. Ou seja, esta indicação é um atestado inequívoco da genialidade e atemporalidade de OS ESTRANHOS HÓSPEDES DO HOTEL NICANOR – e, por consequência, de Flavio Colin e Otacílio d’Assunção Barros. Mais que o resultado em si, prêmios são motivos de celebração – ao menos aqui em MMarte. Mas que seria poético uma obra do Colin receber um troféu do Colin, isso seria.



Shima é um patrimônio incalculável da HQ brasileira. Mas quem esteve presente à exposição SHIMAMOTO: MESTRE DO QUADRINHO BRASILEIRO sabe que essa nossa riqueza é ainda maior. O jovial octogenário Julio Shimamoto tem como matéria-prima de seu trabalho a mais ousada experimentação gráfica. Distorção em bexigas, fuligem, raspagem de azulejos e cerâmicas, cera de vela, cola de sapateiro, tinta de parede, recortes, pregos, água sanitária: tudo se converte em ferramenta e material nas incansáveis mãos deste samurai em contínua reinvenção.


Realizada durante a GIBIRAMA – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos (que também concorre ao Troféu HQMIX, na categoria evento), a exposição aconteceu em Goiânia, na Vila Cultural Cora Coralina, tornando-se a mais visitada de 2022. Uma versão pocket foi apresentada no ano seguinte, na Fargo – Feira de Arte de Goiás. E em novembro próximo será a vez da Biblioteca Nacional receber a exposição, dentro da programação da feira Motim, em Brasília.

A ideia é que as obras de Shimamoto continuem circulando Brasil afora, deixando evidente que mais que um quadrinista, Shima é um artista visual do mais alto gabarito. Além disso, um livro de arte compilando parte desse material tem lançamento previsto pela MMarte para os próximos meses. Ver a exposição SHIMAMOTO: MESTRE DO QUADRINHO BRASILEIRO concorrendo ao Troféu HQMIX é, portanto, celebrar essa lenda viva das nossas HQs.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page