Metralha: A vida de Nelson Gonçalves em quadrinhos
- MMarte

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Cantando para seis gerações, Nelson Gonçalves entrou, saiu e voltou à moda. Na vida, os ambivalentes arquétipos de "decaído" e "campeão" servem-lhe como luva de boxe: gozou sucessos, amargou ruínas e se redimiu na sarjeta. Essa trajetória sem precedentes na história da música popular brasileira é contada em Metralha: A vida de Nelson Gonçalves em quadrinhos. A HQ é um caleidoscópio de episódios prosaicos, épicos e dramáticos que, juntos, dão a dimensão de uma figura incontornável da nossa cultura.
Metralha: A vida de Nelson Gonçalves em quadrinhos tem roteiro de Márcio Paixão Jr., pesquisa do jornalista Cristiano Bastos e arte do veterano Fábio Cobiaco. Em 124 páginas, além da HQ propriamente dita, o livro traz ainda extenso perfil do mítico cantor e uma seleção de dez álbuns essenciais de sua carreira. Acompanha a edição um marca-páginas exclusivo. E comprando Metralha na pré-venda até o dia 16 de novembro, o livro sai por apenas R$ 90, com frete grátis para todo o Brasil. Envios a partir de 17/11/2025.
A estatura da obra de Nelson Gonçalves assombra: são 80 milhões de discos vendidos – média espetacular de mais de um milhão anuais. Nos cálculos do próprio cantor, da gravação de estreia, a valsa "Se eu pudesse um dia" (outubro de 1941), ao derradeiro álbum Ainda é Cedo (1997), são mais de dois mil registros fonográficos, sulcados em 183 discos de 78 rotações, 100 compactos, 200 fitas cassete e 127 LPs. Números que impressionam ainda mais se colocados na perspectiva de uma vida de altos e baixos, rodeada de lendas e dramas que envolvem desde relacionamentos tórridos à superação do angustiante vício em cocaína.
O biógrafo e pesquisador Cristiano Bastos preparou um playlist especial para Metralha: A vida de Nelson Gonçalves em quadrinhos. Ouça aqui.

























Comentários