top of page

ARQUIVO OTA irá celebrar os 70 anos do cartunista e editor

 

Ota entre Márcia e Márcio (MMarte editora) numa frutaria na madrugada de São Paulo

Otacílio d'Assunção Barros teve uma carreira brilhante e influente, sendo considerado um dos mais célebres editores de quadrinhos do país. Amplamente conhecido por ter trazido a revista “MAD” ao Brasil, Ota foi também responsável por dar novo fôlego ao nosso gênero mais popular, o terror, chegando a publicar cerca de 300 páginas mensais de autores brasileiros.


Como cartunista, fez história com seu famigerado “Relatório Ota” e, mais recentemente, com a polêmica “Garota Bipolar”. Acumulando passagens por diversas editoras, jornais e revistas, publicou livros e textos sobre HQs, esteve à frente de exposições e eventos da área e foi premiado, entre outros, com o Troféu HQ Mix.


Falecido em 2021, neste 4 de julho Ota completaria 70 anos. Daí a escolha desta data para o anúncio de que a MMarte está preparando um tributo ao lendário cartunista e editor com a publicação do livro "Arquivo Ota".   


Mais que uma biografia propriamente dita, “Arquivo Ota” é um mergulho visual no vasto acervo do artista. Com 128 páginas coloridas em papel de alta gramatura no formato 18 x 24 cm, o livro é fruto de um cuidadoso garimpo que coleta originais, esboços, memorabilia, documentos históricos e curiosidades de uma vida inteiramente dedicada aos quadrinhos. Um artbook desenvolvido pelos premiados designers Bruno Porto e Marcelo Martinez (ao lado do editor Márcio Paixão Jr.), junto à família de Ota, proporcionando aos fãs e colecionadores uma visão íntima de sua trajetória.  


A publicação tem previsão de lançamento até o final do ano e será viabilizada através de financiamento coletivo a ser anunciado em breve.


Veja aqui a matéria publicada no site do Fora do Plástico sobre “Arquivo Ota”: https://foradoplastico.com.br/mmarte-anuncia-publicacao-do-livro-arquivo-ota-para-celebrar-os-70-anos-do-cartunista-e-editor/



61 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page