top of page
  • Foto do escritorMMarte

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do Festival MMarte.

Atualizado: 8 de jun. de 2022

Escola Goiana de Desenho Animado recebe no mês de junho três oficinas presenciais.

Oficinas patrocinadas pela Lei Aldir Blanc – com realização do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, do Governo de Goiás e da Secult - Goiás.⁠

OFICINA DOS QUADRINHOS PARA AS TELAS

Ministrante: Márcio Júnior

Data: 14 e 15 de junho

Horário: 19h às 22h

Período de inscrição: até 12 de junho

Vagas: 12

Local: Escola Goiana de Desenho Animado (Alameda do Botafogo, 235, sala 02 - Centro)

Resultado da seleção: 13 de junho (o resultado será informado por telefone ou email)

Público alvo: alunos a partir de 16 anos de idade

OBJETIVO:

As adaptações de histórias em quadrinhos para o cinema são uma tendência mundial. Na oficina “DOS QUADRINHOS PARA AS TELAS”, Márcio Jr. traz sua experiência tanto de quadrinista como roteirista e co-diretor das adaptações para animação das HQs O Ogro, O Retrato do Mal, O Evangelho Segundo Tauba e Primal e Cidade de Sangue.




OFICINA DE ANIMAÇÃO EXPERIMENTAL

Ministrantes: Márcia Deretti e Márcio Júnior

Data: 20 e 21/06

Horário:

Turma 01: 09h às 12h

Turma 02: 14h às 17h

Vagas: 12

Local: Escola Goiana de Desenho Animado (Alameda do Botafogo, 235, sala 02 - Centro)

Período de inscrição: até 15/06/2022

Resultado da seleção: 17 de junho (o resultado será informado por telefone ou email)

Público alvo: Alunos de 12 a 16 anos de idade

OBJETIVO:

Proporcionar um primeiro contato com a técnica da animação, através de exercícios de experimentação, utilizando materiais alternativos e suportes diversos. A oficina é inteiramente prática e a ideia é que a espontaneidade e o improviso façam parte do aprendizado.

*Não é um pré-requisito, mas é desejável que os alunos levem seus celulares com a versão gratuita do aplicativo “Stop Motion Studio” instalada.

Público alvo: Alunos de 12 a 16 anos de idade

Vagas: 20 vagas por turma (a serem preenchidas por ordem de inscrição)




OFICINA DE STORYBOARD PROFISSIONAL PARA ANIMAÇÃO Ministrante: Emerson Rodrigues

Data: 20 e 21/06

Horário: 19h às 22h

Vagas: 12

Local: Escola Goiana de Desenho Animado (Alameda do Botafogo, 235, sala 02 - Centro)

Período de inscrição: até 18/06/2022

Resultado da seleção: 19 de junho (o resultado será informado por telefone ou email)

Público alvo: Alunos a partir de 16 anos

OBJETIVO:

Apresentação teórica e demonstrativa dos conceitos básicos de linguagem cinematográfica. Função da câmera como instrumento narrativo, recursos técnicos, principais enquadramentos, movimentos, quebra de eixo, direção da tela, área de segurança, otimização de recursos, soluções e erros mais comuns.

Abordagem de um roteiro (ou trecho de um roteiro) pelos participantes através de um exercício prático, criando o storyboard de uma sequência inteira desenhando sobre papel. Desenho, composição, stage dos personagens, gags, decupagem da câmera e da atuação, continuidade. Análise de ritmo, intenção e drama. Arquivos de exportação e apresentação profissional de um storyboard/animatic.




EMERSON RODRIGUES é Diretor de Animação, Professor e Desenhista. Cofundador do estúdio de animação Buraco de Bala, em Brasília-DF, onde trabalhou com direção de animação, por mais de 15 anos. Responsável por projetos desenvolvidos para Nike, Mc'Donalds, MTv, Vhl, Red Bull, WWF e muitos outros. Cursou Design Industrial na UnB, participou de especializações na Concept Design Academy (California) e na renomada escola de animação francesa Gobelins, L'école de l'image. Desde 2013, ministra aulas de animação em 2D, pela Escola Goiana de Desenho Animado Em 2014, esteve entre os 15 animadores selecionados para o projeto SEA - Concept Development Master Class, que reuniu novos talentos da animação mundial na Dinamarca, sede do The Animation Workshop. Em 2017 concebeu o Mão de Macaco, estúdio autoral para projetos desenhados, onde realizou sua primeira HQ (Cidade Buraco: edições Volume1, Livro I e Hole City:Book1) e produziu os curta-metragens em animação 2D, Brazil e 31 de Março:Brazil. Atualmente está a frente das criações do Macaco Hábil, como sócio e diretor, de onde vem desenvolvendo a série de animação infantil e curta- metragem Micronauta.


MÁRCIO PAIXÃO JÚNIOR nasceu em Goiânia, em 1972. Produtor cultural, Mestre em Comunicação pela UnB e Doutor em Arte e Cultura Visual pela UFG, foi sócio-fundador da Monstro Discos, MMarte Produções e Escola Goiana de Desenho Animado. Criou o Goiânia Noise Festival e a CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico. Dirigiu, ao lado de Márcia Deretti, a animação O Ogro, baseada em HQ homônima da lenda dos quadrinhos brasileiros Julio Shimamoto. Editou as revistas Into, Voodoo! e Macaco. É autor da HQ A vida é Mesmo uma Maravilha, em fase de adaptação para um curta em desenho animado. Lançou, em 2015, o livro COMICZZZT!: Rock e Quadrinhos - Possibilidades de Interface. Em 2017, criou e realizou duas edições do GIBIRAMA – Feira Goiana de Histórias em Quadrinhos. É também vocalista da banda Mechanics – que, ao lado do quadrinista Fabio Zimbres, realizou o projeto do disco/HQ Música para Antropomorfos (editado no Brasil, Colômbia e Portugal), que deu origem à animação O Evangelho segundo Tauba e Primal (2018), da qual é co-diretor. Em 2017, foi co-autor do livro 50, ao lado do poeta Jaime Brasil, publicado pela Editora Imprensa Universitária (UFG), e criou a MMarte editora, especializada em quadrinhos, literatura e cinema. É roteirista da graphic novel Cidade de Sangue, publicada em 2018 e desenhada por Shima com maçarico e ferro de solda. Ainda ao lado de Shimamoto, editou a antologia O Ditador Frankenstein e Outras Histórias de Terror, Tortura e Milicos (2019) e O Lobisomem Errante (2020). Também em 2019 lançou Com a Palavra, coletânea de ilustrações políticas. Em 2021 editou Nem Doeu (autopornografia), de Otto Guerra e Fábulas Inventadas, HQ de Lima Neto. A publicação mais recente é o livro FRONTEIRA HÍBRIDA: Relações improváveis entre música e quadrinhos, antologia de Luiz Gê, monumento dos quadrinhos brasileiros, que compila os trabalhos dentro do recorte música e quadrinhos. A publicação é uma parceria entre a 6ª Bienal de Quadrinhos de Curitiba e a MMarte editora.


MÁRCIA DERETTI atua na área de produção de filmes, eventos audiovisuais e publicações independentes. É sócia-fundadora da MMarte Produções. Ao lado de Márcio Júnior, criou em 2009 a Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA), projeto de formação de jovens artistas na técnica de cinema de animação 2D, desenho e HQ. É produtora e diretora da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, atualmente na 14ª edição, e coordenadora do Dia Internacional da Animação de Goiânia, que realiza desde 2007. Por meio da MMarte Editora publicou a antologia de contos policiais Cidade Sombria (2018), a Graphic Novel Cidade de Sangue (2018), e a HQ O Ditador Frankenstein (2019), entre outros trabalhos na área de cinema, literatura e quadrinhos. Foi responsável pela produção nacional de cinema e pela mostra infantil do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) de 2009 a 2019. Colaboradora na área de produção de 2002 a 2007 do estúdio de animação Otto Desenhos Animados, em Porto Alegre (RS). Vive em Goiânia há 15 anos, onde co-dirigiu o curta-metragem O Ogro (2011), animação inspirada na obra do quadrinista Julio Shimamoto (Melhor Filme em Língua Estrangeira no Killer Film Fest – Massachusetts EUA/2012) e O Evangelho Segundo Tauba e Primal (2018), selecionado para o 40º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano. Atualmente, dirige e produz dois curtas-metragens e prepara o lançamento de novas HQs e livros sobre cinema.



284 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page